Como usar sua loja do Interago | 15 funcionalidades essenciais para vender mais online

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Você sabia que a plataforma Interago, criada pela Eco Webdesign, tem como missão facilitar o gerenciamento de lojas virtuais mesmo para quem nunca trabalhou com e-commerce antes? 

O objetivo é unir simplicidade, organização e recursos profissionais em um único lugar, onde o lojista consegue dominar, em pouco tempo, tudo sobre o gerenciamento de seu negócio. 

Nós peparamos abaixo um guia com todas as funcionalidades essenciais da plataforma e como usar cada uma! Vamos lá?

1. Painel seguro para gerenciar várias lojas

O primeiro passo para começar a trabalhar na sua loja é realizar o login no Interago

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A plataforma permite criar uma conta rapidamente usando e-mail, Google ou Facebook, o que facilita para quem administra vários serviços online no dia a dia. Depois de logado, basta acessar a seção “Meus Sites” para visualizar todos os sites associados à sua conta e selecionar aquele que deseja administrar.

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É necessário, por segurança, solicitar para nossa equipe acessar seu website, caso ele não apareça na lista. Com uma conta, você pode gerenciar até dezenas de websites.

Ao entrar no painel do site escolhido, você verá uma estrutura organizada em seções que representam todo o funcionamento da loja virtual

Embora pareça muita informação à primeira vista, não se assuste, o painel foi pensado para ser intuitivo e é muito simples de se entender.

Conhecendo o Painel Principal

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O painel da Interago é dividido em módulos. Cada módulo é independente, mas interconectado, e serve como um mapa de navegação para todos os recursos da loja, como:

  • Pedidos

  • Catálogo

  • Promoções

  • Logística

  • Blocos

  • Páginas

  • SEO

  • Extensões

  • Banco de Mídia

  • Acessos

  • Contatos

  • Atualizações

2. Gerenciamento simplificado de pedidos: o coração da operação

A seção de Pedidos é uma das áreas mais importantes do Interago quando o assunto são lojas virtuais! É ali que você acompanha tudo o que está acontecendo na loja em relação às vendas: o que entrou, o que está aguardando pagamento, o que já foi aprovado, cancelado ou enviado.

Ao acessar um pedido individual, o lojista tem acesso a todas as informações relevantes: dados do cliente, produtos comprados, formas de pagamento, endereço de entrega, origem de pedidos e, principalmente, o histórico de movimentações

Esse histórico é gerado automaticamente pelo sistema, o que ajuda a manter um registro confiável de cada etapa do processo.

Uma vantagem essencial do Interago é que ele automatiza boa parte das atualizações. Por exemplo: se um pagamento via cartão for aprovado, o status do pedido avança sozinho, sem que você precise fazer nada. O mesmo ocorre em recusas ou pagamentos PIX ou boletos (para lojas que utilizam o Mercado Pago ou o Pagar.me). 

Por isso, alterações manuais são recomendadas somente em casos de cancelamento ou quando o lojista precisa intervir em algum imprevisto no processo de envio.

Outro ponto relevante é que as principais mudanças de status geram uma notificação ao cliente, fortalecendo a comunicação e reduzindo dúvidas no pós-compra. Além disso, a loja também pode enviar uma mensagem personalizada direta para o cliente.

Onde acessar

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  • Clicando em “Pedidos” no menu lateral, ou

  • Clicando em “Extensões”, depois “Checkout” e, por fim “Pedidos”

Dentro do pedido há:

  • Forma de pagamento utilizada

  • Situação atual (aguardando, pago, entregue, cancelado etc.)

  • Produtos adquiridos

  • Valor total

  • Dados do cliente

  • Histórico de atualizações

  • Previsão de entrega

  • Notificações enviadas ao comprador

  • Informações de frete

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3. E-mails de atualizações, notificações e relatório pelo Whatsapp

Para que você não perca mensagens, formulários ou avisos importantes sobre a loja, o Interago também permite configurar notificações diretamente no painel, essas notificações são enviadas diretamente para o lojista, para que ele se mantenha informado.

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Para acionar elas, basta acessar “Configurações” em seu painel e, em seguida, “Notificações”. Depois, é só inserir um endereço de e-mail ou telefone válido. Fácil e rápido!

Uma vez que fizer isso, o lojista poderá receber atualizações de:

  • leads enviados pelo site

  • avisos administrativos

  • notificações internas da plataforma


O Interago também envia um relatório mensal pelo Whatsapp para você ver como foi o mês da sua loja. Na palma da sua mão você confere informações de pedidos, ticket médio e faturamento.

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Ferramenta otimizada para SEO

Entre as diversas funções que o Interago oferece, a plataforma também conta com uma área específica para trabalhar o SEO das páginas institucionais, ou seja, técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca, como o Google.

Por exemplo, com o Interago, o lojista pode trabalhar páginas como Termos de Uso e Política de Privacidade. Embora essas páginas não sejam comerciais, elas contribuem para a credibilidade e organização do site.

Além disso, elas são exigidas para o funcionamento correto de processadores de pagamento e ferramentas de anúncios. 

Para acessar:

  1. Vá em “Configurações

  2. Clique em “Avançado

  3. Clique em “SEO”.

Extra: No Interago, é possível editar palavras-chave e descrições dessas páginas, entretanto, a recomendação é que o título principal do site e algumas configurações não sejam alteradas, preservando a estrutura técnica do projeto.

O SEO avançado está disponível para páginas personalizadas, onde não há limite para a criação de links de acordo com as necessidades da sua loja.

4. Edição de páginas e blocos visuais

Grande parte da identidade visual da loja fica concentrada nos blocos. Esses blocos se tratam de seções como banners, categorias em destaque, textos institucionais, listas de marcas e outros elementos que compõem a aparência da página inicial e de páginas internas.

A edição pode ser simplificada com texto rico ou até tecnicamente abastecida por scripts complexos, dependendo de cada necessidade e operação.

Para auxiliar na busca, cada bloco possui ícones diferentes para que a identificação do bloco seja rápida:

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Ao clicar em um bloco você pode:

  • Editar textos

  • Substituir imagens

  • Reorganizar banners

  • Renomear mídias

  • Adicionar títulos alternativos (ALT), fundamentais para acessibilidade


5. Extensões avançadas para oferecer a melhor experiência para seus clientes

A seção Extensões funciona como um painel avançado, onde estão agrupados diversos módulos internos do site, como:

  • Checkout

  • Visitas e relatórios

  • Envios

  • Carrinho

  • Notificações automáticas

  • Usuários cadastrados

  • CRM (quando contratado)

Embora alguns desses recursos sejam mais técnicos e geralmente configurados pela Eco Webdesign, é importante conhecê-los para entender como a loja funciona “por trás das cortinas”.

No caso do “Checkout”, por exemplo, é possível encontrar as configurações de pagamento, tipos de cobrança, opções de parcelamento, integração com Mercado Pago e outras informações essenciais para o funcionamento da loja.

Já em “Usuários cadastrados”, é possível ver a lista de clientes cadastrados no site, onde o lojista pode retirar o cadastro do mesmo e até o bloquear.

6. Controle total de frete e medidas

A área de logística é uma das mais completas e poderosas da plataforma. Nela, é possível controlar tudo relacionado às entregas: medidas dos produtos, regras de frete, restrições por estado, frete grátis e integrações com serviços externos.

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O Interago conta com uma parceria com a Fretnet, plataforma que conecta lojas virtuais a diversas transportadoras. Essa união permite que contratos com transportadores e regras de frete grátis ou promoções sejam totalmente integradas com sua loja no Interago.

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Embora todas as lojas usem o Fretnet, é possível definir políticas de frete grátis diretamente pelo Interago.

É importante lembrar, também, que cada produto pode ter medidas individuais. Contudo, caso os campos de tamanho e peso estejam em branco, o sistema utiliza os valores padrão definidos nas configurações gerais, ok?

7. Promoções, cupons e descontos: estratégias comerciais na prática

A área de promoções, cupons e descontos é uma das mais interessantes dentro do Interago, uma vez que ela possui a capacidade de criar campanhas promocionais com facilidade

No painel de Promoções, é possível configurar:

  • cupons de desconto

  • descontos aplicados automaticamente

  • descontos por forma de pagamento

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Os cupons são bastante flexíveis e o próprio lojista pode limitar quantas vezes podem ser usados, qual período estarão válidos e se podem ser reutilizados pelo mesmo cliente. Além disso, é possível controlar os pedidos por cupom utilizado (para vendas comissionadas) ou até gerenciar seu escopo para beneficiar produtos ou categorias específicas.

Os descontos automáticos são mais indicados para datas promocionais, como Black Friday e Natal. Já os descontos por forma de pagamento funcionam por gateway, permitindo aplicar uma porcentagem fixa para cada provedor disponível: Mercado Pago, PicPay, Cielo, Pagar.me, Stripe e Pagamento Manual. 

Isso significa que, ao definir por exemplo 5% de desconto no Mercado Pago, o benefício será aplicado a qualquer método de pagamento dentro desse gateway, seja débito, boleto, PIX ou outros meios oferecidos por ele.

8. Controle simplificado de pastas para organizar produtos

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Na hora de catalogar os produtos, o Interago faz a divisão dos mesmos através de Categorias, podendo dar nomes, descrições e imagens a elas. Assim, elas organizam os produtos por tema, tipo ou departamento. 

Além disso, na plataforma, para que uma categoria apareça na loja, ela deve ter, ao menos, um produto vinculado.

Nas descrições do produto, é possível colocar informações variadas, como:

  • Nome

  • Descrição detalhada

  • Imagens principais e adicionais

  • Peso e medidas

  • Marca

  • Estoque

  • Informações técnicas adicionais

Para lojas que vendem itens com variações (como tamanho ou cor), o sistema permite criar variações independentes, cada uma com estoque próprio, valores adicionais e imagens específicas. 

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Isso evita a duplicidade de produtos e organiza melhor a navegação da loja!

Como criar as Categorias

  1. Acesse “Catálogo”, depois clique em “Geral” e, por fim, “Nova categoria”

  2. Preencha informações como: Nome, descrição imagem de categoria

  3. Salve

Como adicionar Produtos

Dentro da categoria desejada, siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Novo Produto”

  2. Preencha informações como: Nome, descrição, imagem principal, marca, peso e dimensões, estoque e informações técnicas

  3. Clique em “Adicionar”

  4. Salve sempre que fizer mudanças

9. Controle de estoque: precisão e atualização em massa

Uma das funcionalidades mais úteis do Interago para lojistas é o Controle de Estoque. Ele apresenta todos os produtos e suas variações em uma visão centralizada, permitindo o ajuste de estoques de duas formas: um a um ou em lote. Tudo isso com poucos cliques.

Essa ferramenta pode fazer toda a diferença para lojas com grande volume de vendas ou com produtos de reposição rápida.

10. Análise de Pesquisas e desempenho da loja

Na seção de Pesquisas, a plataforma mostra os termos mais digitados na busca interna da loja, ajudando a entender o comportamento do consumidor, o que é muito importante até mesmo para entender quais nomes de produtos colocar no Catálogo.

Além disso, essa seção também exibe os produtos mais visualizados, o que pode guiar campanhas e promoções.

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De forma exclusiva no mercado, o Interago gera links inteligentes das buscas e adiciona de forma automatizada aos respectivos sitemaps, aumentando o poder de indexação pelo Google.

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Extra: Quando alterações realizadas nos produtos não aparecem imediatamente nos resultados de busca, basta clicar em “Limpar Cache”. Esse mecanismo limpa os registros temporários e força o sistema a atualizar as informações.

11. Importação e exportação via planilha

Sua loja está no patamar de gerenciamento de milhares de produtos? Não se preocupe. Para lojistas que trabalham com muitos produtos, o Interago também oferece um recurso robusto de planilhas. Esse recurso reduz o trabalho manual, facilita migrações e permite construir lojas completas com centenas de produtos de maneira muito mais rápida.

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Na planilha, é possível:

  • Baixar um arquivo com todos os produtos cadastrados

  • Editar informações em massa

  • Importar novos produtos diretamente

  • Atualizar dados existentes

Utilizamos também planilhas simplificadas e integradas via SKU para fazer alterações rápidas e em massa de preços e estoque.

12. Publicação e atualizações

Se você fez uma alteração em sua loja e, ao conferir, o site ainda não alterou, não se preocupe. Isso ocorre porque, durante o processo de ajustes maiores, o lojista terá sua loja em ambiente local, ou seja, uma pré-visualização que não afeta a versão publicada.

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Depois da publicação, sempre que fizer mudanças importantes nos blocos ou páginas, é necessário utilizar o botão “Atualizar”, garantindo que tudo seja enviado para a versão ativa da loja.

Nosso sistema atualiza e gera caches super rápidos de mais de 7.000 produtos por hora, além de atualização em tempo real para modificações em lotes pequenos (até 100 produtos por vez).

13. Suporte pronto para apoiar

Em caso de dificuldade ou dúvida, a Eco conta com um suporte completo para ajudar em qualquer etapa da gestão da loja virtual. Seja uma dúvida sobre checkout, fretes, banners, categorias, cadastros ou qualquer outra funcionalidade do Interago.

Neste caso, basta entrar em contato com o suporte técnico através do canal de atendimento para receber orientação personalizada e garantir que sua loja continue funcionando da melhor forma possível!

14. Webdesign de ponta: uma apresentação visual personalizada

Você sabia que a Eco Webdesign trabalha com uma camada de layout totalmente personalizável? Isso significa que seu site pode ter cores, estilos, seções e elementos pensados exclusivamente para a sua marca. 

Com isso, o Interago não oferece apenas um painel eficiente: ele também abre espaço para um webdesign de alto nível, permitindo que cada loja tenha uma identidade visual única! 

Além disso, nossa equipe está pronta para criar designs modernos, enriquecer páginas de produtos com detalhes profissionais e desenvolver páginas adicionais sob medida, elevando sua loja virtual, e a tornando atraente e diferenciada.

Solicite um orçamento e fale com nossa equipe para tirar suas dúvidas. Somos uma empresa de criação de websites com mais de 16 anos de experiência em cenários internacionais. Conte conosco!


15. Conectividade com ERP e integração com marketplaces

Por meio de uma integração nativa com nosso parceiro iTools Hub, o Interago pode receber atualizações de estoque, preços, produtos e, principalmente, enviar os produtos para marketplaces.

Com nossas integrações, você pode conectar seu ERP ou sistema no iTools via API para controle de estoques, atualizações de preços e muito mais. Com a loja virtual no Interago, você abre o caminho para a venda online e nos marketplaces como Mercado Livre, Shopee e etc com os pedidos sincronizados com os sistemas já utilizados nas lojas físicas.